Praça Marília de Dirceu
LOURDES - BELO HORIZONTE/MG
Eleita a melhor praça adotada em sua categoria

Redes de rádios entre porteiros de prédios se espalham pela capital

Uso de rádio por funcionários de prédios para alertar sobre presença de suspeitos agiliza ação da PM.Polícia apoia iniciativa

Júlio Fafe usa rádio para se comunicar com outros porteiros e alertar sobre ação de criminosos


Uma rede de comunicação via rádio, criada há 10 anos pela Associação dos Moradores da Praça Marília de Dirceu e Adjacências (Amalou), no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, conseguiu reduzir a criminalidade e virou exemplo para outros bairros da capital. São 60 aparelhos distribuídos entre porteiros de condomínios associados, que se comunicam entre eles para alertar os vizinhos da prática de crimes e da presença de suspeitos nas imediações. O modelo de vigilância foi adotado também nos bairros Santo Agostinho e Cidade Jardim, na mesma região, e por seis condomínios de Nova Lima, na Grande BH. Nessa terça-feira, a Associação dos Moradores da Savassi (Amas) anunciou que pelo menos 30 rádios serão adquiridos depois da Copa do Mundo e que já está se reunindo com os condomínios e comerciantes interessados em participar do grupo. 


A Polícia Militar apoia a iniciativa dos moradores e oferece cursos de segurança. Nos últimos dois dias, 146 porteiros do Lourdes receberam dicas de segurança do comandante da 4ª Cia. da PM, major Marcellus de Castro Machado. Amanhã, a unidade da PM vai descentralizar o seu comando e o atendimento ao público será transferido da sua sede, na Rua da Bahia, para a Praça Marília de Dirceu, das 16h às 22h. Uma tenda com computadores será instalada para saber as principais demandas da população em relação à segurança pública. O mesmo atendimento será feito na Savassi e na região da Igreja da Boa Viagem, atendidos pela companhia.


A Amalou aluga os rádios de uma empresa fabricante de celulares e os repassa aos prédios e lojas credenciados. O aluguel custa R$ 70 mensais, dividido entre os moradores do condomínio. Para cada 16 rádios alugados, a associação pode comprar um por R$ 1,5 mil. A rede tem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Um rádio fica no comando da PM e outro com o policial do bairro. Agora, estamos colocando outro rádio na viatura do bairro. 


Segundo o presidente da Amalou, Jeferson Rios, o porteiro tem visão de 180 graus da rua da guarita onde trabalha. “Se um ladrão tentar assaltar um mulher, o porteiro descreve o ladrão, que usa camisa vermelha , blusa branca, por exemplo. Ele fala que o suspeito fugiu pela Rua Tomáz Gonzaga, o outro porteiro informa pelo rádio que o ladrão entrou na Rua São Paulo, e os 59 porteiros e a PM ficam ouvindo. Eles vão seguindo os passos do bandido, dando todas as coordenadas para a PM fazer a prisão”, disse.


O porteiro Júlio Fafe, de 42 anos, por exemplo, usa o rádio para se comunicar com colegas e alertar sobre presença de suspeitos perto do prédio onde trabalha, em Lourdes. Os porteiros já evitaram vários assaltos no bairro, segundo o presidente da Amalou. Em 15 de abril, um ladrão vestido com uniforme de uma empresa de gás tentou entrar num prédio dizendo que havia vazamento de gás com risco de explosão. O porteiro disse que iria avisar o síndico, o suspeito foi embora e o porteiro espalhou o alerta pelo rádio. Em outra tentativa de assalto, na Rua Alvarenga Peixoto, o porteiro percebeu as vítimas com as mãos levantadas e chamou a polícia, que prendeu os ladrões. 


Em 13 de maio, uma mulher tentou entrar em um prédio do Lourdes com um terço e um quadro de Nossa Senhora de Fátima. Ela dizia fazer parte de uma rede de oração e queria falar com o síndica, que procurou saber qual igreja que a mulher frequentava e o nome do padre responsável. Descoberta a farsa, a mulher fugiu com dois homens que a aguardavam em um carro. Os outros 59 porteiros foram alertados.

 

POLÊMICA

O major Marcellus informou que associações de outros bairros entraram com uma ação no Ministério Público alegando que a PM estaria fazendo atendimento prioritário aos moradores do Lourdes. A participação da PM na rede de rádio foi suspensa por um período e agora está sendo revista pelo Ministério Público. 


O presidente da Amas, Alessandro Runcini, disse que a associação pretende conectar moradores, comerciantes e porteiros com a PM. “Quero formar uma rede de forma que a polícia seja avisada imediatamente quando houver um crime”, disse. 


 “Quando o cidadão acompanha uma situação dessa, ele potencializa as informações passadas para a polícia. Quando as passa quase em tempo real, com todas as características de um suspeito, a atuação da PM até facilita”, avaliou o comandante da 4ª Cia. Segundo ele, a implantação da rede de rádio na Savassi está sendo analisada. “Lourdes tem um dos menores índices de criminalidade de BH, assim como a Savassi. Isso, graças à atuação da PM e o apoio da comunidade”, disse.

 

CURSO

No curso ministrado pelo major Macellus de Castro, no salão de festa de um prédio da Praça Marília de Dirceu, os 146 porteiros receberam dicas de como evitar assaltos. Uma delas é o morador estabelecer senhas com o porteiro quando estiver em situação de risco. “A pessoa coagida fala o nome do porteiro diferente. Não alarma ninguém e o porteiro fica sabendo por ser alguma coisa combinada”, afirmou o major.


A Amalou fez uma apostila com 49 dicas de segurança. Entre elas, estão senhas secretas para abertura da garagem, construção de banheiro na guarita para evitar deslocamento do porteiro, uso de vidros blindados, morador não descer para receber encomendas e lista de convidados na portaria quando houver festas. Em um prédio foi construído um passa-volume, espécie de gavetão, para o entregador de pizza ou de flores, por exemplo, não precisar entrar no prédio.

VOLTAR
HOME
TOPO

FALE CONOSCO
Tel.: 55 31 3482-2739

E-mail: contato@amalou.com.br

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela ConsulteWeb.

LOCALIZAÇÃO
Praça Marília de Dirceu, Bairro de Lourdes
Belo Horizonte - Minas Gerais

Clique aqui e veja o mapa.

NEWSLETTER
Receba o boletim eletrônico da Amalou: